Apresentação

Ricardo Lafuente

​Ricardo Lafuente passou a maior parte dos últimos anos oscilando entre os papéis de designer, hacker, empreendedor e artista. Vive e trabalha a partir da bela cidade do Porto.

O seu trabalho incide sobre o domínio das ferramentas, sejam elas experimentais ou funcionais, materiais ou abstratas, utilizando-as e aplicando-as de forma arriscada para alcançar resultados imprevisíveis. Gosta de casamentos inesperados, como o da linguagem visual com código de programação, e o de algumas noções das artes performativas com a sua paixão pelas letras e tipografia. Pode ser encontrado a desenhar esquemas de bases de dados com caneta e papel um dia e a escrever software para desenhar cartazes no dia seguinte.

É um feliz seguidor dos princípios do software livre, libertando o código das ferramentas que cria sob a GPL (as que ele não se sente terrivelmente embaraçado para divulgar), e executa os seus trabalhos gráficos (e todos os outros) utilizando software livre.

Formou-se no curso de Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes do Porto, onde lhe foi concedida uma bolsa Erasmus para integrar a Willem de Kooning Academie, em Roterdão. Eventualmente, não resistiu a voltar para os fascínios do meio-norte para fazer um mestrado no curso de Media Design/Networked Media do Piet Zwart Institute. Actualmente, trabalha como designer e programador de aplicações gráficas, saltitando entre as cidades do Porto e Trivandrum.

Publica espaçadamente sobre o seu trabalho, experiências e outros assuntos em /var/log/tinkerhouse.

Ver todos os autores

Onde comprar

Enviem os vossos pedidos para:
Remetemos as encomendas para qualquer ponto de Portugal sem cobrar portes de envio. As encomendas internacionais estão sujeitas a uma taxa de envio dependendo do peso e destino.

Ou, podem encontrar os nossos livros em: ver as lojas

Estamos aqui

Plana Press
Rua Miguel Bombarda 194, 2 Dt
4050-377 Porto · Portugal